sexta-feira, 2 de junho de 2017

Apertando demais a porca


No Brasil, a indústria das multas continua a prosperar, com a criação de leis que objetivam garfar mais dinheiro dos contribuintes, como é o caso da que estabelece que todos os veículos trafeguem com os faróis acesos mesmo durante o dia nas rodovias.

Esse procedimento é usado em países que costumam ter um clima propício à redução de visibilidade durante o dia, como na Europa, por exemplo, mas daí a aplicar num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, como bem diz a música de Jorge Ben Jor, chega a ser um acinte.

Em pleno sol de meio-dia, sem qualquer dificuldade de visibilidade, os carros são obrigados a trafegar de faróis acesos por uma lei que mina ainda mais a paciência e o bolso dos cidadãos, cansados que estão, de tantos impostos a que são obrigados a bancar. Isso sem falar que os equipamentos, por serem usados com maior frequência, também farão a festa da indústria de faróis e outras peças necessárias ao seu uso.

Nenhuma estatística apontando que o número diminuiu por causa de faróis acesos, nenhum estudo mais aprofundado, apenas a vontade de arrecadar mais dos trouxas que nos transformamos para sustentar um sistema falido que favorece uma minoria que faz o que bem entende quando está no topo do poder.

Em tempo: a experiência comprova que quando o parafuso é apertado demais, isola a rosca. Estamos a um passo de isso acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário