quinta-feira, 5 de maio de 2016

Alergia alimentar em foco durante uma semana também em Campos

Pais e avós se mobilizam para divulgar a questão crescente no país


Começa neste domingo, 08/05/16, a Semana de Conscientização Sobre Alergia Alimentar. Em Campos, um grupo de pais e avós de alérgicos se reuniu para algumas ações que vão marcar a semana. O primeiro evento está marcado para domingo, o II Piquenique de Alérgicos de Campos, está marcado para as 10h, no Horto Municipal. Estão programadas brincadeiras e conversas sobre alergia, com troca de informações entre famílias que vivem com a alergia alimentar e pessoas solidárias.

Todos que quiserem podem ir ao evento, contando que levem uma esteira ou canga para se sentarem e um lanche de frutas ou sucos (alimentos com menos potencial alérgico). “Todos serão muito queridos no nosso piquenique. Pedimos apenas bom senso nos lanches para que os alérgicos não corram risco de reações, nem sejam constrangidos com guloseimas muito artificiais”, esclarece a jornalista Flávia Ribeiro, mãe de 3 alérgicos, que integra o grupo de pais e avós organizadores.


A Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar foi criada pela instituição norte-americana Food Allergy & Anaphylaxis Network (hoje FARE) em 1998 para chamar a atenção da população em geral sobre as principais questões que envolvem a alergia alimentar. Como bem sabemos, a alergia alimentar é uma condição séria, podendo causar reações com risco à vida da pessoa alérgica.
As redes sociais de Internet serão o grande canal para divulgação de informações sobre alergia alimentar nesta semana. Além do Piquenique uma caminhada está marcada para a sexta-feira, 13/05, pelo Externato João XXIII, para percorrer a região da Avenida Pelinca para chamar a atenção para a condição especial que vivem os alérgicos alimentares.

A proposta é que aumentando a informação, estimulando a sensibilização e a conscientização das pessoas, podemos incentivar o respeito, promover a segurança e melhorar a qualidade de vida das famílias e das pessoas com alergias alimentares. Ainda não existe uma data oficial de promoção da conscientização sobre a alergia alimentar no Brasil, mas não poderíamos ignorar um evento tão importante como esse, por isso vamos também propor algumas ações durante a semana idealizada pela FARE entre os dias 8 a 14 de maio a fim de levar informações ao maior número de pessoas, pois acreditamos que só o conhecimento poderá transformar uma realidade de exclusão em um caminho mais acolhedor para todos nós.

Programação – 08 a 14/05/16

08/05 – II Piquenique de Alérgicos e Solidários de Campos
10h – no Horto Municipal
13/05 – Caminhada de Conscientização da Alergia Alimentar
8h – Concentração as 7h30
Local: Saída do Externato João XXIII – Rua Arízio Lessa, 22  - Pelinca (Percorrendo ruas do bairro)
14/05 – Palestra “Meu aluno é alérgico. E agora?”, com o médico alergista Carlos Hamilton Oliveira Conceição

10h

(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário