quinta-feira, 14 de abril de 2016

Projeto “Leitura no Ponto” distribuirá livros em Campos

Para estimular a leitura, estudantes do curso de Pedagogia do Isecensa resolveram sair às ruas neste sábado, dia 16, às 9h, e colocar em prática o projeto “Leitura no Ponto”. Eles vão distribuir, gratuitamente, na Praça São Salvador, perto do ponto de ônibus da beira rio, mais de 200 livros arrecadados. Ainda em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil (19 de abril) e ao Dia Internacional do Livro (23), o arquiteto e artista plástico Ronaldo Araújo inaugura, nesta sexta-feira, dia 15, das 15h às 21h, no Café Literário do Isecensa, a exposição “Livro Trans... de transcender, transformar, ir além” com 20 telas ligadas ao tema.

Levando em consideração que a média de leitura do brasileiro não passa de quatro livros por ano, sendo apenas 2,1 lidos até o fim, o “Leitura no Ponto” quer mudar esta realidade em Campos. Uma das coordenadoras do projeto, Juliana Falcão explica que esta foi uma forma criativa escolhida pelo grupo para alcançar as pessoas que, muitas vezes, na correria do dia a dia, não têm acesso e nem oportunidades de leitura.

– Estimulando a leitura, todos aprendem melhor, pronunciam melhor as palavras e se comunicam melhor de forma geral. Por meio da leitura, desenvolve-se a criatividade, a imaginação e adquire-se cultura, conhecimentos e valores – disse Juliana.

Os livros são provenientes da doação de alunos e professores do curso de Pedagogia do Isecensa, dos mais vaiados temas: de literatura, infantis, de receitas, de poesia, prosa, romance, mistério e outros.

Exposição –  A exposição “Livro Trans... de transcender, transformar, ir além”, que será aberta ao público entre os dias 15 e 20 de abril, das 15h às 21h e no domingo (17), das 19h às 20h, segundo o artista plástico Ronaldo Araújo, propõe a reflexão sobre o tempo, a existência e o conhecimento. Sobre o tema escolhido, ele chama a atenção para a importância histórica do livro no desenvolvimento da sociedade, assim como na vida de cada pessoa. As 20 peças expostas, com a técnica óleo sobre tela, foram pintadas entre 2014 e 2015.

– Os temas abordados nesta série de pinturas transitam no universo da contemporaneidade, em que passado, presente e futuro são “trans”, pois estão em uma mesma dimensão. Destaco nas telas também a importância da educação, transdisciplinaridade, diversidade, ciência, tecnologia, natureza, sustentabilidade, qualidade de vida – disse o artista, ressaltando que sua filha foi a inspiração para este trabalho.

Ronaldo lembra que sua paixão pela arte vem desde criança, com os desenhos, mas que a pintura surgiu em sua vida durante a graduação de Arquitetura e Urbanismo. Mas foi no final dos anos 80, ao se mudar para Barcelona para cursar pós-graduação na Universitàt Politècnica de Catalunya - UPC, que começou a pintar de forma mais frequente.


(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário