terça-feira, 8 de dezembro de 2015

HPC promove 2° Seminário Rede Cegonha

O Hospital Plantadores de Cana (HPC), realiza nesta quarta-feira, (08), o 2° Seminário Rede Cegonha. O objetivo é debater  o tema: “Reduzir a  mortalidade materna. Quem se responsabiliza?”, com profissionais da saúde e alunos da região Norte Fluminense. O seminário vai acontecer no Instituto Federal Fluminense (IFF), em Guarus, e a inscrição é gratuita. O encontro faz parte da etapas de implantação do projeto Rede Cegonha no HPC.
O trabalho está sendo implantado em seis cidades do estado e Campos foi uma das escolhidas. No Brasil, 32 hospitais integram a rede. Segundo a direção do HPC, por mês nascem 300 crianças no hospital e algumas etapas já estão sendo cumpridas, como acolhimento à gestante de alto risco.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, instituída através da Portaria GM/MS nº 1.459/2011, que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e, às crianças, o direito ao nascimento seguro, ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

Os principais objetivos da Rede Cegonha são: implantação de novo modelo de atenção à saúde materna e infantil, com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses; organização da Rede de Atenção à Saúde materna e infantil, garantindo acesso, acolhimento e resolutividade; redução da mortalidade materna e infantil, com ênfase no componente neonatal.

(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário