sábado, 24 de outubro de 2015

DIP completa 25 anos como referência


O Setor de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do Hospital Ferreira Machado está completando 25 de existência e para marcar a data sua coordenação promove a palestra “Comunicação de Notícias Ruins”, nesta segunda-feira (26), às 10h, no Centro de Estudos do HFM.

A palestra, que retrata a preocupação da equipe em passar a informação ao paciente e sua família, será ministrada por uma equipe multiprofissional, formada pelo médico Nélio Artiles, a psicóloga Eleonora Chacur, a assistente social, Isis Morigutti e enfermeira Dolores Meireles.          

Coordenado pelo infectologista Nélio Artiles, desde sua criação, em outubro de 1990, o serviço de doenças infecto-parasitárias do HFM é referência no município de Campos e região. O setor realiza uma média histórica de 60 internações por mês, entre casos de Aids, varicela, dengue, acidentes por animais peçonhentos, meningite, febre de origem indeterminada, tuberculose, pneumonias graves, entre outras.       

— São doenças dos desnutridos e acometem, quase sempre, os menos favorecidos. Quando a Aids surgiu havia muitas dúvidas e eu era o único infectologista da cidade e não sabíamos para onde direcionar os pacientes com HIV. Foi então que criamos no HFM a DIP — comemorou Artiles.

O Serviço do DIP opera hoje com 12 leitos, com isolamentos equipados com filtros HEPA. O médico Nélio Artiles afirma que desde sua implantação, há 25 anos, o setor de DIP sempre buscou ser referência no atendimento regional. "Somos o único serviço de infectologia do interior do Estado, e temos o nosso trabalho reconhecido pelas sociedades regionais e pela Sociedade Brasileira de Infectologia. Mantemos a tradição do HFM no tratamento de doenças infecciosas, pois o hospital, que hoje é referência em trauma, foi criado para atender pacientes com tuberculose”, disse Artiles.

(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário