terça-feira, 8 de setembro de 2015

UENF melhora desempenho em ranking do Guia do Estudante


Dos dez cursos da UENF avaliados pelo Guia do Estudante (GE) este ano, nove receberam entre cinco ou quatro estrelas e constarão, juntamente com os demais cursos ofertados pela instituição, da publicação GE Profissões Vestibular 2016, que passa a circular nas bancas a partir do dia 9 de outubro. Em relação ao mesmo ranking divulgado em 2014, a universidade melhorou seu desempenho em seis dos dez cursos aferidos.

O Guia do Estudante é uma família de publicações da Editora Abril e sua avaliação é um levantamento feito junto a coordenadores de curso e gestores das instituições avaliadas. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). O Guia avalia apenas universidades que tenham titulação de bacharelado e cursos presenciais.

Este ano, os cursos de Ciências Biológicas e Engenharia de Petróleo da UENF receberam uma estrela a mais e alcançaram nota máxima. Ciências Sociais, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Metalúrgica subiram de três para quatro estrelas. Já Agronomia, Medicina Veterinária e Pedagogia mantiveram as quatro estrelas de 2014. Completando a lista de cursos avaliados, Zootecnia recebeu três estrelas nas duas últimas edições.

A Pró-Reitora de Graduação da UENF, Ana Beatriz Garcia explica que, entre os critérios, o ranking da publicação leva em conta a infraestrutura oferecida pelos cursos, qualificação dos professores e nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE. Ela ressalta ainda que os resultados mostram que a UENF está no caminho certo.

— A pontuação no Guia do Estudante reflete os índices oficiais divulgados pelo MEC. A pontuação obtida no Guia pelas universidades é de extrema importância, pois trata-se de uma publicação conceituada e voltada para os alunos que estão prestes a ingressar no Ensino Superior. Este ano nós conseguimos nota máxima em dois cursos e melhoramos nossa avaliação na maioria deles — destacou a Pró-Reitora de Graduação da UENF.

(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário