sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Servidores do INSS decidem encerrar greve


O INSS retoma as atividades na próxima terça-feira, por decisão de assembleia realizada pela Fenasps ontem à noite, quando aprovou a suspensão da greve, que durou 80 dias. A federação assina nesta sexta-feira o acordo com o Ministério do Planejamento.
Serão retomados serviços como revisão de benefícios, concessão de aposentadoria, de auxílio-maternidade, auxílio-reclusão, entre outros. Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez não serão concedidos porque os médicos peritos continuam em greve.

Entre as principais conquistas dos servidores do INSS está a incorporação da GDASS (Gratificação de Desempenho da Atividade do Seguro Social) em três anos, de 2017 a 2018, para os servidores do instituto que se aposentaram após 2004 ou que, embora na ativa, já estejam em condições de se aposentar. Eles terão reajuste salarial de 10,8%, sendo a primeira parcela de 5,5%, em 1º de agosto de 2016, e a segunda de 5%, em 1º de janeiro de 2017. A incorporação da GDASS é uma reivindicação antiga da categoria. O bônus tem grande impacto na remuneração do servidor ativo e há perdas consideráveis na aposentadoria. Atualmente, um servidor com 35 anos de carreira e com salário bruto de R$ 9 mil perde R$ 3.500 brutos quando se aposenta.

Todos os agendamentos foram remarcados pelo INSS.


(fonte: jornal O Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário