quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Festival Doces Palavras vai até domingo



A primeira edição do Festival Doces Palavras nesta quarta-feira (23), dia da abertura do evento, contou com uma participação ilustre, a atriz e cantora campista Zezé Motta, em um debate sobre “Identidade local e memória afetiva”, no plenário da Câmara de Vereadores. Nascida na Usina Barcelos, em São João da Barra, ela contou sua história e a capela cantou a canção “Cana Caiana”, onde a letra diz que “sou ouro negro de Campos, dono dos canaviais”.

— Sou campista-sanjoanense. Eu realmente nasci nessa terra - admitiu a atriz e cantora. Ela falou de seu filme mais importante, Chica da Silva, em 1976, e de seu primeiro destaque no cinema, o filme “Vai trabalhar vagabundo”, de 1973. A artista disse que entre interpretar e cantar prefere a música. “Mas não abro mão do cinema”. Para o futuro está gravando uma novela chamada “Escrava Mãe”, a ser exibida pela TV Record, até o final deste ano.

Na música começou como crooner nas noites de São Paulo. Além disso, defendeu o envolvimento de artistas com a política e usou o trecho da canção nos Bailes da Vida de Milton Nascimento. “Todo artista tem de ir onde o povo está” para fortalecer seu posicionamento. Não consigo entender um artista apolítico”.


O evento é o primeiro festival de literatura e doces do Brasil. Organizado pela Associação de Imprensa Campista e pela Academia Campista de Letras, é realizado em parceria com a Prefeitura de Campos e prossegue até domingo (27), com ampla e diversificada programação, sempre a partir das 10h. E tem apoio da 12ª subseção da OAB, Câmara de Vereadores, UENF, IFF e Liceu de Humanidades de Campos.

Os doces artesanais, que estão sendo comercializados, contam parte da história de Campos. As atividades culturais acontecem na histórica Praça do Liceu de Humanidades de Campos e nos prédios históricos do quadrilátero da praça, que são o Palácio Nilo Peçanha, sede do Legislativo; palacete Villa Maria, Casa de Cultura da Uenf; Espaço Antônia Leitão, na sede da OAB/Campos; e no saguão do Liceu.

A abertura do evento foi marcada com execução do Hino Nacional pela Orquestra de Violões do IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense), seguida por pronunciamentos de autoridades e dirigentes de entidades da sociedade civil organizada, incluindo gestores das instituições que apoiam o evento.

Confira a programação

(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário