quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Agiotagem oficial

A taxa de juros cobrada nos empréstimos dos bancos a pessoas físicas atingem níveis estratosféricos. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central (BC), a taxa média de juros chegou a 59,5% ao ano no mês passado, sendo a maior taxa da série histórica, medida desde 2011. Só para se ter uma ideia do absurdo, de junho para julho, a taxa subiu 1,1%.

As empresas também pagaram juros mais caros. A taxa subiu 0,4% de junho para o mês passado, quando ficou em 27,9% ao ano. A inadimplência das famílias (pessoas físicas), considerados os atrasos acima de 90 dias, subiu de 0,1% a 5,4%. No caso das empresas (pessoas jurídicas), a inadimplência subiu de 0,2% para 4,1%.

Convenhamos que cobrar 59% de taxa anual em empréstimos bancários nada mais é do que uma agiotagem oficial. A expressão, aliás, nem é original mesmo, de tanto tempo que isso vem acontecendo.

Em tempo: melhor nem falar nos cheques especiais.


(com Radiobrás)

Um comentário:

  1. E ontem a Presidente Dilma já sinalizou que o ano de 2016 "será de dificuldades". Com a China colocando os pés nos freios e ainda por cima puxando o "freio de mão", temos que estar atentos para que não capotemos neste violento "cavalo de pau"!

    Em termos de nosso município, temos que rezar para que não interrompam os investimentos nos portos do Açu e o da Barra do Furado! No entanto, sem a necessária infraestrutura, como estradas, pontes, etc., ficaremos com o futuro comprometido. Se, pelo menos, tivéssemos políticos capazes, preparados e com uma mínima cultura... mas, sabemos muito bem da nossa realidade.

    ResponderExcluir